Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
(resultado de 2020)
Sábado, 8 de maio de 2021:
- Ó Luís, vamos semear flores para as abelhas?
- Ó pai, mas nós não temos abelhas!
- Pois… :)
Bem, não não temos colmeias de abelhas, mas “temos” direito à visita de abelhas, borboletas e outros insetos que, pulando de flor em flor e da parte masculina para a feminina das flores, transportam nas patinhas o pólen, ajudando assim a polinização, isto é, à fecundação das flores e reprodução das plantas. Em termos práticos isto significa mais flores, mais insectos, mais biodiversidade e melhor produção de
milho, legumes ou frutas.
Tal como no ano passado, semeámos uma mistura de várias leguminosas, desenvolvida pela Fertiprado para a operation pollinator, promovida pela Syngenta. Coentros, colza, sanfeno, trevos, ervilha e tremocilha.
Faz sentido usar uma berma em declive ou junto a um curso de água, o canto improdutivo de um terreno com pivô (sendo um círculo regado, os cantos ficam livres), outros locais difíceis de trabalhar com as máquinas, a entrelinha das culturas permanentes como vinhas e árvores de fruto.Faz sentido deixar algumas silvas e outras plantas silvestres ou árvores nas bordaduras dos terrenos.
Para receber as ajudas da atual PAC, 5% dos meus terrenos (e de todos os agricultores que cultivam mais de 15 hectares) estão com uma cultura diferente, no caso uma leguminosa, luzerna. Assunto a desenvolver num próximo texto.
Praticar agricultura moderna, de precisão, baseada na investigação e na ciência, para a máxima eficiência de recursos utilizados, será a única forma de alimentar todos os que vivem e os que vão nascer, de uma forma económica e socialmente sustentável. Dar atenção a pequenos/grandes detalhes e estar aberto ao que a ciência nos vai ensinando sobre a biodiversidade e a conservação é uma forma de cultivar de forma ambientalmente sustentável e duradoura. Saibam mais sobre este tema pesquisando sobre “Operação pollinator” e seguindo as publicações do agricultor João Coimbra, no blog “Milho Amarelo”.
#carlosnevesagricultor
#operaçãopollinator
#operationpollination
#biodiversidade
#milhoamarelo
#fertiprado
#syngenta