Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O calendário Agros deste dezembro lembra-nos que a palha não serve apenas para fazer a cama do Menino Jesus no presépio. Também a usamos para garantir o bem-estar na cama dos vitelos, nas primeiras semanas de vida. Aliás, no presépio, que significa manjedoura, representamos o nascimento de Jesus num humilde abrigo de animais.
Dei comigo a pensar: Quem diria! A palha, quase sem valor, acabou por ter uma função tão importante. Mais tarde, Jesus perguntou (Mt 21, 42): «Vocês nunca leram isto nas escrituras? "A pedra que os construtores rejeitaram veio a tornar-se pedra angular" (Salmos, 118, 22).
Ou, na versão mais recente de Mafalda Veiga,
“Geme o restolho, a transpirar de chuva
Nos campos que a ceifeira mutilou
Dormindo em velhos sonhos que sonhou
Na alma a mágoa enorme, intensa, aguda
Mas é preciso morrer e nascer de novo
Semear no pó e voltar a colher
Há que ser trigo, depois ser restolho
Há que penar para aprender a viver”
Penso que vem a propósito distinguir palha de feno. Feno é erva seca, cortada inteira ainda verde, com espiga, cortada na Primavera ou Verão antes da espiga estar madura e depois seca ao sol. Geralmente fazemos feno de azevém ou outra gramínea semelhante, às vezes com trevos à mistura. A melhor variedade para fenar, por secar mais rápido, é o tradicional azevém galego, embora seja menos produtivo e nutritivo que as modernas variedades de azevém. Por outro lado, o feno bravio dos lameiros de Trás-os-Montes tem um cheiro especial, a aromáticas selvagens...
Palha é o que sobra da planta colhida já seca, depois de tirarmos a espiga. Podemos ter palha de milho (que antigamente servia para fazer cabaneiros que abrigavam máquinas, animais e depois ainda dava para comer, enganando a fome às vacas) e palha de arroz, mas a palha mais comum, que vemos a circular na estrada em camiões com grandes fardos, é palha de trigo ou cevada. Enquanto o feno tem valor nutritivo, pois é rico em proteínas, a palha não tem valor alimentar, mas é uma importante fonte de fibra, fundamental para o bom funcionamento do rúmen das vacas, em conjunto com produtos que alimentam mas tem pouca fibra, como é o caso da silagem de milho, da erva fresca e da ração. Por falar em erva, era costume os lavadores darem uma refeição reforçada de erva na noite de natal, conta o meu pai que havia até a disputa sobre quem levava para casa o maior carro de erva. No fundo, ainda temos esse gosto de saber que os animais que criamos também tem direito à sua "ceia de natal".
Por falar em Natal, uma das memórias que tenho da infância na "Casa de Quintão" onde vivi até aos 6 anos, era colocar palha no chão da cozinha na noite da consoada, para brincarmos todos. Era um costume aqui de Árvore, mais comum no vizinho lugar da Areia. Ainda fizemos pelo menos uma vez na nova casa, mas depois o costume perdeu-se. Aposto que os miúdos iam adorar a experiência, mas acho que a minha esposa não vai apoiar o regresso desta tradição. 😂😂
Boas Festas, divirtam-se!
#carlosnevesagricultor
#palha
#feno