Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



As nossas férias e alguns postais

por Carlos Neves, em 19.06.22

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, em pé, monumento e interiores

Após a visita à Feira Nacional de Agricultura, em Santarém, na quinta-feira, 9 de junho, aproveitamos meia viagem e seguimos para umas mini-férias a Sul, pensadas há muito mas marcadas em cima da hora, porque há sempre questões de trabalho e família a ponderar. Na manhã seguinte, o mais cedo possível, com mais hora e meia de viagem fomos a Sevilha visitar a sua enorme catedral gótica onde repousam os restos mortais de Cristóvão Colombo. Mesmo ao lado da Catedral está o Real Palácio Alcazar de Sevilha, também enorme com a sombra refrescante dos seus jardins. Deixámos rapidamente os 40 graus de Sevilha e passámos as últimas horas dessa tarde na praia de Monte Gordo. Voltamos lá nos dias seguintes e na manhã de hoje, fora as horas de calor, que foi muito, mas a praia e a água estavam fantásticas.

E contar isto vem a propósito de quê? Bom, partilho estas coisas para que saibam que estamos bem e despertar uma pontinha de inveja (boa) que sirva de exemplo. Um agricultor ou qualquer outra pessoa não tem que estar prisioneiro do seu trabalho. Pode tirar férias, mesmo que sejam curtas, mesmo que sejam próximas, mesmo que sejam simples. Mesmo que seja ir uns bocados à praia como fizemos há 2 anos e faremos no resto do verão, se não houver oportunidade de fazer mais alguma "escapadinha".
Como é evidente, não há tempo para a escrita de grandes textos por estes dias, mas houve imagens e episódios que deram alguns "postais":

Postal de férias I
Pode ser uma imagem de flor, árvore e ao ar livre
A A49 é a auto-estrada espanhola que dá seguimento à Via do Infante / A22 e nos permitiu ir de Vila Real de Santo António a Sevilha em pouco mais de hora e meia. É uma estrada muito bonita, pelos arbustos floridos ao longo de todo o trajeto (nas bermas e separador central) e por estar ladeada por muitos camposcde girassol e alguns de trigo. Um passeio bonito, um encanto para os olhos. A qualidade das fotos não permite mostrar toda essa beleza porque é muito limitada por serem fotos tiradas de um carro em andamento.
 
Postal de Férias II - agricultura na praia
Pode ser uma imagem de ao ar livre e texto que diz "T&M GESTÃOAGRO-SILVICULAS, CAMPOS Agrícolas DA SERVIÇOS Prestações de Serviços Alentejo e Algarve com 966 f tmcampos 143 756"
- Olha a bola de Berlim!!!
Fiz sinal ao vendedor e esperei que chegasse ao pé de nós. Pedi uma bola de alfarroba com creme e meti conversa ao reparar na publicidade colocada na frente da caixa.
- Então diz aí que presta serviços agrícolas e vende bolas de Berlim?!
E ele explicou que são duas atividades complementares, que na praia estão muitos potenciais clientes das limpezas e vedações que fazem na zona Sul de Portugal, apesar da falta de mão de obra. Fica aqui o contacto, para o caso de precisarem. A bola de alfarroba estava muito boa.
 
Postal de férias III - Orgulho de ser agricultor
Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas em pé e ao ar livre
"Os homens não nascem todos iguais, só os melhores se tornam agricultores." É esta a tradução da frase que está escrita nesta T-shirt que costumo usar nas férias.
Está escrita em inglês porque a comprei há cerca de 20 anos na feira agrícola do Canadá, em Toronto, e traz-me boas memórias dessa viagem realizada com 20 graus negativos, menos 60 do que encontrei nestas férias e algumas peripécias que um dia gostava de contar. Nessa altura ainda havia um sentimento generalizado de "pena" dos agricultores, pobres, sujos, analfabetos, "obrigados" a ser agricultores por não terem capacidade de fazer outra coisa. Hoje isso acontece cada vez menos, a agricultura é cada vez mais uma opção, mas na habitual tradição de passar do oito para o oitenta, trocou-se a "pena" pela "raiva" dos agricultores que "destroem o ambiente" ou "provocam o aquecimento global".
O meu objectivo ao usar esta T-shirt não é ser arrogante, entrar no campeonato das profissões mais importantes ou dizer a toda a gente na praia que sou agricultor, até porque acho que na rua, na praia ou no Shopping o agricultor deve passar despercebido, mas tão só marcar uma posição com algum humor e uma pontinha de orgulho para equilibrar as posições habituais. Bom domingo, bom descanso, boas férias!
 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:05



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D