Pode ser uma imagem de ao ar livre
 
O Luís queria passear um pouco e eu precisava de ver se o milho está a nascer bem e colocar um pouco de semente numa pequena falha quando acabou a semente no semeador. Era quase pôr do sol quando fomos ao campo e depois de tratar da mini-sementeira, fomos sorrateiramente até ao pé daquele pequeno monte de terra preta. Porque está preta? Porque é terra fresca, com humidade, que uma toupeira acabou de empurrar após mais uma escavação. Os outros montes são de dias anteriores.
Curiosamente, as toupeiras escavam sobretudo ao nascer e ao pôr do sol. É fantástico como é que um animal quase cego que vive debaixo de terra sabe as horas… Algum leitor que saiba explicar a biologia das toupeiras pode explicar?
Quietos e calados, esperamos um ou dois minutos e vimos o monte mexer mais um pouco, sinal que a toupeira estava ali. Seria a hora de dar uma "sacholada" se quisesse caçar a toupeira, como faziam os antigos, mas, como expliquei ao Luís, as toupeiras são animais úteis, que comem os insetos do solo, insetos que podiam fazer mal ao milho.
As toupeiras têm o defeito de levantar a terra em todo o lado e às vezes debaixo das plantas, deixando as raízes sem acesso à terra e à água, por isso eram e às vezes ainda são perseguidas. Se houver muitos montes feitos por toupeiras também temos mais terra na erva que carregamos do chão com as máquinas, mas penso que no final o saldo é positivo e sinal que temos vida no solo.