Uma das coisas que os agricultores fazem nos dias de inverno quando o tempo não permite trabalhar nos campos é a manutenção dos tratores. É preciso mudar óleos do motor, caixa de velocidades e filtros do ar, do óleo e do gasóleo e meter massa lubrificante nos pontos de lubrificação, além de limpeza ao radiador e uma parafinação em certos pontos.
Costumo levar os tratores maiores e mais modernos a fazer a revisão na oficina da marca, mas aos mais antigos, perdão, clássicos, fazemos a revisão em casa. A nossa relíquia é um Fordson Super Dexta 45 que o meu pai comprou em 1963. Um trator de fabrico inglês, com motor perkings e mecanicamente muito parecido com os Massey Ferguson da época. Depois deste modelo veio a série Ford 2000, 3000 (que podem ver nos filmes da ovelha choné
). Uma curiosidade que descobri há dias sobre a marca “Fordson”: Henri Ford, empresário de sucesso na indústria automóvel dos Estados Unidos, decidiu investir na produção de tratores para ajudar a agricultura a modernizar-se. Fez uma sociedade com o seu filho e a empresa chamou-se Henri Ford & Son (filho, em inglês). Com o tempo, o nome evoluiu para “Fordson”. Mais recentemente, os tratores Ford foram comprados pela FIAT que também comprou a New Holand, nome atual com que são vendidos os “tratores azuis”.
Aproveitando as férias de Natal, o “mecânico” mais novo deu os primeiros passos na manutenção deste trator mais velho, que ainda trabalha todos os dias na limpeza da vacaria. E como ganhámos o gosto tratámos de mais umas máquinas.