Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Estávamos a 30 de novembro e no grupo “Leite é Vida” a Marisa Costa lutava para fazer um vídeo de Natal, com testemunhos de vários agricultores e produtores de leite a desejar boas festas, tal como fizemos no início da pandemia desejar cuidado e saúde. O ano passado foi mais fácil para nós, pois o António, a Vânia, a Theresa e a restante família Campos trataram de tudo.
Desta vez, como de costume, o Sérgio Moninhas respondeu imediatamente ao desafio de mandar um vídeo, a Manuela Dias Pimenta também, mas os restantes convidados demoravam a reagir. Foi aí que, meio a sério meio a brincar, eu sugeri fazermos um vídeo a cantar, inspirado por exemplos americanos e espanhóis, apesar de não serem vídeos de Natal. Se eles conseguem, porque não havemos de conseguir? O ano passado, para o encerramento do colóquio nacional do leite, também descobrimos que o Manuel Maia é agricultor / veterinário / organista quando aceitou tocar o "Shalow" da Lady Gaga e Bradley Cooper. De certeza, insisti, haverá por aí agricultores que cantam no coro da igreja, no rancho folclórico ou em algum grupo musical, para além dos que simplesmente gostam de cantar, como eu. A Marisa continuava a torcer o nariz, mas a Ana apoiou a ideia e sugeriu convidar o Rui Nova para ajudar.
Bati à porta certa no dia seguinte. Bastou um telefonema para a minha prima Lurdes e a "família Penas" mostrar que podia ser a Kelly family portuguesa. A Lurdes sabe cantar e tem boa voz, o marido Manuel toca acordeão, a filha Isabel, para além do curso de medicina, toca órgão e viola, o irmão Álvaro tem uma voz linda que canta e encanta no salmo na missa, a esposa Florinda e os filhos Nuno e Pedro ajudaram no coro e as vacas fizeram o cenário para a sequência base do nosso filme. Pedi de manhã, filmaram á tarde e no dia seguinte tinha no mail o vídeo e o instrumental.
Depois foi "só" passar umas horas ao telefone, eu, a Marisa e o Sérgio, a ligar, convidar, mandar mensagens, "atirar o barro à parede ", pedindo para gravar com o telemóvel na horizontal e com o mesmo ritmo do primeiro vídeo. Para cantar, se tivessem coragem, ou pelo menos dizer umas breves palavras. Pouco a pouco, com falhas de comunicação pelo meio, surgiram as “peças do puzzle”, vindas de produtores de todo o pais, veterinários, podólogos de bovinos, mecânicos, técnicos de refrigeração do leite... Depois a equipa Norte Litoral TV fez em tempo recorde o milagre da montagem e edição, a parecer que cantamos todos bem. 13 de Dezembro, domingo à noite mandaram-nos a primeira versão, sugerimos pequenos acertos, o "grupo leite é vida" deu ok com nota máxima e pela meia noite o vídeo ficou online no YouTube e agendado para publicar no Facebook na manhã do dia seguinte, com um comunicado pronto a ser divulgado pela Nélia Silva da Comunicland.
Tudo parecia correr bem, reações positivas, quando o Eduardo Soares manda uma mensagem: "Então e o vídeo do meu irmão?" Referia-se ao irmão gémeo Filipe Soares. Só ao fim de vários anos aprendi a distingui-los, é mais fácil pela voz, mas não a cantar em família… Bem, fiquei espantado... Eu de facto estranhei o Eduardo ter mandado três vídeos e num deles só havia uma criança, mas era escuro e pensei que tivesse mandado um filme de ensaio por engano… O cenário era diferente do que ele me tinha prometido ( o viteleiro) mas ele tinha dito que o irmão não podia filmar… quando o vídeo chegou, eram quase 10h da noite, espreitei à pressa no telemóvel e encaminhei os vídeos que tinham vitelos para o Rui Nova, pois já passava da hora combinada. Não me passou pela cabeça que tivessem feito um esforço imprevisto para a família do Filipe também filmar e não olhei para o rosto das esposas e dos miúdos, que são diferentes… bem, já apresentei as desculpas, já nos rimos com isto e considerem, portanto, que está a toda a família Soares representada, bem como todo o setor leiteiro, pois era esse o nosso objetivo. Portanto, com mais ou menos imprevistos, desejo “A todos um bom natal, que seja um bom natal para todos nós! “
#carlosnevesagricultor
#natal
#boasfestas